12/08/2014

Please reload

Posts Recentes

Por que no Brasileirão 2015 está tendo tanto cartão?

July 16, 2015

1/4
Please reload

Posts em Destaque

Por que no Brasileirão 2015 está tendo tanto cartão?

July 16, 2015

Afinal, pra que tanto cartão?

 

Essa é a pergunta que mais se faz neste Brasileirão 2015.

 

Por que os árbitros estão dando tantos cartões? Tem um motivo, e ele é bom para todos.

 

 

 

Desde sempre o futebol no Brasil é sinônimo de polêmica, do arremesso lateral ao penalti, da vantagem aplicada (ou não) até a expulsão por agressão. Com isso, todos (jogadores, técnicos, torcedores, etc.) se acostumaram a impunidade. Reclamar por qualquer coisa, mesmo sabendo não ter razão, é normal. Quem nunca xingou o árbitro desesperadamente por dar um cartão amarelo, virou para o lado e sussurou "sorte que ele não expulsou".

 

Não sou a favor de ficar elogiando o futebol no exterior, mas na grande maioria dos países da Europa a realidade é bem diferente, não precisa nem dar o amarelo por reclamação, o Fair Play e a vontade de jogar fazem com que o jogador simplesmente acate a decisão e vá para a próxima jogada.

 

 

Algo tinha que ser feito para mudar isso, e foi. A CBF orientou aos árbitros que não mais tolerassem reclamações acintosas, ou seja, nada mais de tentar "causar" no jogo. Esse é o real motivo de tantos cartões por reclamação no campeonato, é uma orientação que veio para ficar e que de início vai causar toda essa repercussão mesmo, pois não é de nosso costume. Toda reeducação não ocorre de imediato, leva certo tempo até que faça parte da rotina das pessoas.

 

Por mais que possa não parecer, essa atitude não é para a arbitragem, é para o futebol, para o espetáculo, enquanto houvesse tolerância para esse tipo de comportamento, o futebol não teria como evoluir. Já nota-se uma mudança no comportamento dos atletas e comissão técnica, mesmo que por dentro ele esteja com vontade de matar o árbitro, eles estão se controlando.

 

 

 

 

Quanto menos reclamação, mais jogo, quanto mais jogo, mais espetáculo, quanto mais espetáculo, mais torcedores, quanto mais torcedores, mais renda, quanto mais renda, mais investimento, e eu poderia continuar essa relação por mais 10 linhas. TODOS ganham com isso.

 

Portanto, não importa se você é torcedor, gandula, árbitro, jogador. Vamos nos acostumando a ser mais educados e mais profissionais, essa é a tendência em todo o mundo e se o Brasil não quiser ficar na "Idade da pedra" do futebol, vai ter que se virar para acompanhar.

 

Please reload

Siga-nos
Procurar por Tags
Please reload

Arquivo
  • Facebook Basic Square